Universo Marvel completa 50 anos

0
860

Uma decisão judicial que completou exatos 50 anos no último dia 17 de maio definiu o Universo Marvel como nós o conhecemos hoje. Pelo menos em termos editoriais.

Segundo o escritor canadense Blake Bell – que já colaborou com textos sobre história das HQs para várias publicações nos EUA e prepara um livro sobre o co-criador do Homem-Aranha, Steve Ditko – em 17 de maio de 1957 a distribuidora American News Corporation anunciou o fechamento de sua divisão de vendas de periódicos por atacado. A American News era a empresa de Martin Goodman, que a usava para distribuir, entre outras coisas, os quadrinhos de sua Timely Comics, antigo nome da Marvel.

A American News teve que encerrar seu negócio mais lucrativo porque sofrera um processo da Dell Publishing, uma das maiores editoras da época, que acusava a distribuidora de monopólio do mercado. No dia seguinte, Goodman teve que repensar todo o seu império. De dezenas de publicações mensais (incluindo muitos plágios e outros trabalhos de ética duvidosa), reduziu sua linha de gibis para oito revistas mensais.

Stan Lee, sobrinho de Goodman, editaria e escreveria todas. Lee, por sua vez, convidou profissionais com algum nome no mercado, como Jack Kirby e Steve Ditko, para ajudá-lo na nova linha. Os novos gibis começaram a sair no verão de 1958. Conta Bell: “Os poucos anos publicando quase que somente histórias de monstros pressionaram Lee. Se ele quisesse publicar outro tipo de coisa, teria que inventar outro título para manter os 8 quadrinhos por mês. Como o próprio Lee conta – chateado, pronto para desistir, sem futuro nem perspectiva de crescimento – ele e Kirby inventaram o Quarteto Fantástico, e depois tentaram outro atração super-heroística com Ditko chamada Homem-Aranha. O resto é história”.

Bell conta o caso em seu blog, onde faz referência a um livro recente que traz mais informações sobre o caso judicial que mexeu com o império de Goodman: Tales of the Implosion, de Thomas G. Lammers.

O Universo Marvel, portanto, completou meio século de existência.

Fonte: Omelete

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.