Homem-de-Ferro – O longa animado chegou

0
503

A invasão do Homem-de-Ferro já começa a se desenhar no horizonte. O filme chega em 2008 e agora os fãs já têm no Brasil o DVD chamado de O Invencível Homem-de-Ferro – Nada Pode Detê-lo. O lançamento é da Paris Filmes e é mais um da leva de animações em longa-metragem que a Marvel vem produzindo e o site Herói teve acesso em primeira mão.

Este filme do Cabeça-de-Lata vem se juntar a Os Supremos 1 e 2 e traz o personagem numa aventura inédita. O padrão da animação não chega a ser excelente, mas é muito bom para os parâmetros de desenhos americanos e os produtores usam aqui a mistura de efeitos em 2D e 3D, que é um recurso que virou bem comum atualmente. A parte em animação tradicional não é mesmo algo de encher os olhos, as movimentações não são fluidas, mas também não comprometem em nada. Ninguém vai ficar incomodado ao assitir. Para dar uma compensada nisso, há cenas de ação produzidas em computação gráfica e aí a coisa melhora bem porque tudo fica bem mais bonito e com um impacto visual muito maior. Aliás, ver o Homem-de-Ferro em 3D, com a armadura reluzente é sensacional.

A história mostra a Stark Enterprise, comandada pelo pai de Tony Stark, fazendo uma escavação na China para trazer de volta à superfície uma cidade da antigüidade que desapareceu. Quem comanda a operação é Rhodey, personagem que nas HQs é um grande amigo de Tony e que já até foi o próprio Homem-de-Ferro em várias oportunidades. Acontece que quando os trabalhos estão quase no final, Rhodey e sua equipe passam a sofrer ataques terroristas vindos de pessoas mascaradas que saem do meio da floresta local. Logo ficamos sabendo que o tal grupo não é formado por pessoas más, mas sim que pretendem evitar que a Stark Enterprise consiga seu objetivo. É que trazer a cidade de volta é algo arriscadíssimo, porque ela pode dar novamente vida a Mandarim, um dos piores homens que a China Antiga já viu. Mas as coisas não saem como o esperado e aí surgem quatro seres elementais que têm a missão de encontrar os anéis de Mandarim e trazê-lo de volta à vida.

Vendo que seus planos deram muito errados, passamos a acompanhar a origem do Homem-de-Ferro. Tony Stark, para limpar a bagunça que fez sem querer, constrói uma armadura de ferro que lhe permite enfrentar os inimigos que não são nem um pouco bobos.

A animação procura reapresentar o Homem-de-Ferro para um público mais novo, assim como já foi feito em Os Supremos, mas não pense que isso faz com que o personagem se torne infantil. Só é mais atual. Quem lê HQ há tempos, sabe que o herói criado por Stan Lee em 1963 tem sua verdadeira origem ligada à Guerra do Vietnã, ou seja, ficou completamente datada e por isso mesmo as coisas aqui são diferentes. O motivo de Stark usar a armadura continua sendo ligado a um problema no coração, mas é tudo muito mais contemporâneo. Mas a idéia geral é mantida e há várias semelhanças com as HQs. Por exemplo, a primeira versão da armadura contruída neste desenho lembra bastante aquela que foi mostrada pela primeira vez lá em 1963. Depois, obviamente, Stark evolui muito o projeto e podemos vê-lo lutando com o traje clássico amarelo e vermelho. Um lance interessante é que quando vemos a sala em que Tony guarda seus projetos de armadura, há várias versões conhecidas dos quadrinhos, até mesmo a do War Machine. Outras adaptações são feitas como a própria presença do pai de Tony (que já é morto nos quadrinhos) ou o fato de Mandarim ser uma pessoa do passado. Além de Rhodey, quem também pula das páginas dos gibis para o DVD é Pepper, a secretária de Tony.

O DVD traz também alguns extras complementares e o mais interessante deles é o começo da próxima animação que a Marvel, estrelada pelo Dr. Estranho. Dá para assitir aos primeiros minutos e ainda ver a abertura do desenho. Você pode optar por assistir com o som original em inglês e com legendas, ou também partir para a versão dublada, que segura bem a onda. O disco ainda não está à venda e sai apenas em agosto, mas agora você já sabe bem o que esperar.

Fonte: Herói

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.