Steven Spielberg e Peter Jackson em trilogia animada do Tintim

0
425

O filme do Tintim desencantou! Um artigo da Variety de hoje traz declarações de Steven Spielberg sobre a adaptação dos quadrinhos do belga Hergé.

O cineasta informou que produzirá três filmes consecutivos sobre o aventureiro e que dirigirá pelo menos um deles, enquanto um dos outros ficará nas mãos de Peter Jackson! Ao lado dos dois na produção estará Kathleen Kennedy. Não se sabe ainda se um deles dirigirá o terceiro filme ou se outro diretor será chamado.

A trilogia, da Dreamworks Animation, será desenvolvida totalmente através de computação gráfica empregando tecnologia de captura de movimentos. O desenvolvimento ficará a cargo da neo-zelandesa WETA Digital de Jackson, casa de efeitos especiais responsável pela série O Senhor dos Anéis. A empresa já produziu um vídeo com 20 minutos de testes dos desenhos.

A intenção dos diretores é criar um mundo absolutamente fiel ao dos quadrinhos, mas totalmente realista. “Estamos fazendo os personagens fotorrealistas; as fibras das suas roupas, os poros da pele e cada fio individual de cabelo. Eles se parecem exatamente com pessoas de verdade, mas pessoas de verdade criadas por Hergé!”, garante Peter Jackson, deixando os fãs desde já curiosíssimos.

“Sentimos que fazer um filme com atores reais não faria justiça ao mundo de Hergé, disse Spielberg à Variety. “Os personagens de Hergé renasceram como seres vivos, expressando emoção e uma alma que vai muito além do que qualquer coisa que já foi vista até hoje em termos de personagens animados”, conclui o cineasta..

Os álbuns que serão adaptados para a telona ainda não foram divulgados. São 23 possíveis, publicados originalmente de 1926 a 1976. Em março passado, o Hergé Studios divulgou uma nota oficial, anunciando que a DreamWorks renovou seus direitos de produção para a adaptação. O projeto é um antigo desejo de Steven Spielberg, que adquiriu os direitos pela primeira vez em 1983 e vem renovando-os desde então. O diretor e Jackson estão trabalhando juntos no projeto desde 2005, mas sem grande alarde.

Esta, porém, não será a primeira vez que a criação dos quadrinhos ganha uma animação. Com episódios de meia-hora de duração, a ótima série As Aventuras de Tintim mostrava as viagens do jovem repórter Tintim e seu fiel cão Milu em adaptações para as telinhas dos álbuns gráficos. A série foi produzida em 1992 pela Ellipse Programme e Nelvana, os mesmos realizadores de Babar.

Apesar de tratar de temas fantasiosos como viagens à lua, o Abominável Homem das Neves, tesouros submersos, organizações e seitas secretas, a história de Tintin é objeto de controvérsia. A HQ era publicada com regularidade em um periódico pró-nazista durante a ocupação alemã da Bélgica na Segunda Guerra Mundial, o que valeu a Hergé uma acusação de colaboracionista e uma (curta) estadia na prisão. Leia mais sobre a história de Hergé e sua criação no artigo especial do Omelete.

Compre aqui os álbuns (já são 9 republicações pela Cia das Letras)

[tags]Tintim[/tags]
Fonte: Omelete

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.