Site enigmático de Watchmen é criação de fã; autor se pronuncia

0
513

Na semana passada, um editorial no site CHUD acusou Michael Regina, webmaster do TheOneRing.net, página oficial de fãs de O Senhor do Anéis, de ser o autor de Rorschach’s Journal e The Veidt Method, dois sites que se acreditava serem parte uma estratégia de campanha viral da Warner Bros. para o filme Watchmen.

Quem analisou o código-fonte do Journal no começo do mês já percebeu, logo de cara, que havia ali links relacionados à equipe do TheOneRing. O único mistério que persistia era saber se a WB tinha alguma relação com a iniciativa dos internautas.

Os sites, aparentemente, não são da Warner nem pagos pelo estúdio, mas criados por Regina para vender uma campanha viral para o filme – ou seja, da mesma forma como conseguiu ser pago para manter um site de fã de O Senhor dos Anéis, ele também quer ser o “fã oficial” de Watchmen.

Enquanto Devin Faraci, autor do editorial do CHUD, levanta infrações legais que Regina pode estar cometendo, o fã rebateu, no próprio Rorschach’s Journal, dizendo: “Não estou colocando propaganda no site, nem pedindo dinheiro para mantê-lo. Eu gastei dinheiro nesse projeto sem qualquer intenção de recompensa. Este é um projeto que estou fazendo simplesmente porque QUERO. Lembra como era fazer as coisas apenas por ser fã?”.

Faraci também coloca em questão a campanha viral de Cloverfield, a produção de J.J. Abrams que está gerando grande expectativa. Segundo ele, alguns dos vários sites que se acredita serem parte de uma grande campanha do estúdio na verdade são criações de fãs, aproveitando-se da confusão em torno do próprio conceito de campanha viral – que envolve mistério e anonimato na Internet.

O próprio Abramsdeixou claro que os sites são criações de fãs. Ou talvez não sejam. E se toda essa discussão for parte de uma outra campanha viral?

Fonte: Omelete

[tags]Watchmen[/tags]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.