Confira crítica do filme Homem-Aranha 3 (site Omelete)

31
783

Confira abaixo a crítica do filme Homem-Aranha 3 feita por Érico Borgo do site Omelete

03 ovos

No primeiro filme ele ganhou seus poderes e aprendeu que deveria usá-los com responsabilidade social. No segundo, quase sucumbiu ao estresse dessa filantropia superpoderosa. No terceiro, desfruta de uma recém-adquirida celebridade – e paga o preço do sucesso e do distanciamento.

De certa forma, Sam Raimi, o criador independente de obras cultuadas como a trilogia Uma noite alucinante, também sofreu do “Mal de Parker”. No terceiro filme da série que adapta as aventuras dos quadrinhos do maior herói da Marvel Comics, o cineasta – hoje também uma celebridade – teve um dos orçamentos mais gordos já vistos no cinema: insanos 258 milhões de dólares. Com isso, empolgou-se com efeitos e possibilidades técnicas e desconectou-se do que fez os dois primeiros longas tão excepcionais, o roteiro.

O maior erro de Homem-Aranha 3 é primário e encontrado em grande parte dos filmes de Hollywood: a necessidade de amarrar obsessivamente todos os personagens e obrigatoriamente inseri-los dentro do arco narrativo. Mania de curso de roteiro do tipo “receita de bolo” (quem já leu qualquer coisa do Syd Field sabe do que estou falando), em que todos os personagens precisam partir de um ponto e chegar noutro, aprender alguma coisa, crescer. Diabos, por que eles não podem passar o filme inteiro sem aprender coisa alguma? Por que todos os antagonistas têm que dividir núcleos dramáticos?

Nos excelentes Homem-Aranha e Homem-Aranha 2 algumas dessas idéias já apareciam, mas como o grupo era menor, ficava mais fácil explicá-las e justificá-las. Já o excesso de “gente” no terceiro filme exige um grau da chamada “suspensão de descrença” que desafia as leis da lógica – até mesmo as de um filme em que o protagonista foi mordido por uma aranha geneticamente alterada! Um exemplo simples pra ilustrar isso: Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard) é colega de sala de Peter Parker (Tobey Maguire). Ao salvar um prédio em perigo na Ilha de Manhattan (1,5 milhão de habitantes), o Homem-Aranha depara-se justamente com… Gwen Stacy. Ao marcar um jantar romântico com Mary Jane (Kirsten Dunst) em um dos milhares de restaurantes da cidade, Parker encontra-se com… Gwen Stacy. Eddie Brock (Topher Grace), que mais tarde irá transformar-se no vilão vingativo Venom, antes de conhecer Parker estava saindo com… Gwen Stacy. Enfim, é mais fácil ser mordido por um queijo cottage radioativo que reunir tantas coincidências convenientes ao texto – e aqui só menciono uma de uma dezena. Há algumas muito piores, mas não quero estragar surpresas (desagradáveis). Onde está o acaso genuíno?

Nesse ponto o filme é tão falho que chega a fazer “retcon” na história da série. A palavra, pra quem não faz parte do nosso restrito mundinho nerd, diz respeito às “correções de continuidade” quando a origem ou o passado de um personagem não se adequam a uma necessidade narrativa contemporânea e roteiristas dão um “jeitinho”, geralmente safado, de alterá-la. Sam Raimi, seu irmão Ted e Alvin Sargent fazem exatamente isso em Homem-Aranha 3, mexendo lá atrás, na morte do Tio Ben, que estava tão bem resolvida no primeiro filme. E o público ficou estúpido repentinamente?

Rumores dizem que as filmagens começaram sem um roteiro concluído. Ao término de Homem-Aranha 3 fica a sensação de que isso realmente aconteceu tamanha a quantidade de absurdos.

Isso não significa, porém, que Homem-Aranha 3 não agrade por diversos outros aspectos – estéticos principalmente. A dinheirama sobra na telona, com efeitos especiais de cair o queixo nos nada menos que três novos vilões. O Homem-Areia (Thomas Haden Church), apesar de psicologicamente não chegar aos pés do saudoso Doutor Octopus (Alfred Molina, no segundo filme), dá um show de estilo. Sua transformação é sensacional, bem como seus agigantados arroubos de fúria granulada. Venom, o aguardadíssimo “Aranha do mal”, está igualmente perfeito, idêntico aos quadrinhos. Menos interessante é o Novo Duende (James Franco), mas a cena de pancadaria aérea entre ele e o Amigão da Vizinhança é das melhores do filme – talvez da própria trilogia.

Sensacional também é a seqüência em que Parker, dominado pelo simbionte alienígena que praticamente caiu do espaço nele (olha a coincidência absurda aí de novo… com uma área de 85 km² só em Manhattan, o bicho vai cair logo no pé do Aranha?) sai pela cidade totalmente alterado, seguro de si e totalmente sexy. É engraçadíssima e, mesmo sem efeitos e cascatas de dinheiro, faz valer o ingresso, juntamente com outras maravilhosas cenas cômicas (J.J. Jameson, a participação de Bruce Campbell…) que resgatam um pouco de dignidade ao texto.

Certos filmes crescem no público depois de serem assistidos. Homem-Aranha 3 empalidece. Por conta disso farei eu mesmo uma “retcom” no meu texto prévio do filme (Da Frigideira, leia aqui), removendo um “ovinho” de sua nota final.

31 COMMENTS

  1. Acho incrivel como no seculo 21 ainda encontramos pessoas que colocam defeitos em produções tao bem feitas, nao sou fã do homem aranha mas gosto dos filmes de heróis, cara vai entrgar curriculum por ai a areade telemarketing ta crescendo , pq vc como critico é uma piada!!!

  2. Ainda não vi o filme, mas pelas críticas que eu li todas sem exceção tem falado que o terceiro é inferior aos 02 primeiros. Quero ver o filme pra poder tirar as minhas conclusões…

  3. Achei o Filme legal, realmente não foi melhor do q os dois primeiros, mas de qq forma vale a pena.
    Acho o fato de puxarem algumas partes do filme pra comédia (apesar de eu mesmo rir mto durante o filme) estragou um pouco… quebrou o clima do filme.
    Realmente o q salva são as senas de luta.

  4. Acho incrivel como no seculo 21 ainda encontramos pessoas que colocam defeitos em produções tao bem feitas, nao sou fã do homem aranha mas gosto dos filmes de heróis, cara vai entrgar curriculum por ai a areade telemarketing ta crescendo , pq vc como critico é uma piada!!!

    ________________________________________________________________

    Se ta de brincadeira neh cara?
    Só pode, voce deve ser daqueles que acha bunito ver explosões e monstros grandes.
    Se liga cara, esse filme foi horrível, veja os quadrinhos, compare.
    No more, a crítica ta boa.

  5. Meuu acabaram com um filme que tinha tudo para ser “o filme” aquele que lembrariamos por anos e anos … simplesmente pessimo … lutas sem sentidos com vilões piores ainda … MEU O VENOM … acabaram com o melhor vilão …. horrivel …. nem acredito no que eu vi ….. estava aguardando ele desde o primeiro filme …. mas sem duvidas Sam Rami não gosta dele para fazer aquilo q ele fez ….
    Não sei oque acontece mas a Marvel não consegue fechar trilogias adequadamente … visto X3 … pode ser que elencos super elevados seja a causa para se matar uma franquia desse … mas sem duvidas um dos piores filmes de Super Heroi … isso por causa da tamanha decepção…

  6. “Bravo”, apesar de eu discordar de você em relação a X3, gostei bastante do filme, tenho que admitir que o terceiro filme dos mutantes é inferior ao segundo. Aliás a trilogia Blade, na minha opinião, teve 02 excelentes filmes e um tercerio sofrível. Espero que Homem de Ferro e Hulk tenha destinos melhores. Mas repito ainda não vi Homem-Aranha 3.

  7. Bem naum sou f DE quadrnhos, eu gosto, porém naum sou ficcionado… curto um bom cinema e continuaçoes como essa.. odeio…pensam oq o público é burro (naum responda)
    O filme a meu ver poderia ser muito melhor…. tinha tudo pra dar certo..
    diverte..
    traz espectativa.. porém alguns momentos faz vc se sentir sem cérebro..
    o modorno do “novo duende verde”.. é também legista (logico todo modormo éh)
    terrível..
    mas mesmo assm.. como um bom fâ de efeitos especiais…eu vou ao cine assitir de novo.. pois é o que resta do filme.. efeitos..
    e completando.. pois é .. a MARVEL tem uma maldiçao em trilogias::??!!

  8. Bom!!!A necessidade dos produtores de tentarem criar um “arco narrativo” estragou o filme.É realmente incirvel a quantidade de coincidencias!!!Eu já sabia ,desde o começo,que a grande quantidade de vilões em um unico filme tornaria a história de cada um demasiado superficial!!!Em fim,o filme só vale a pena pelos efeitos especiais.A critica acima ficou Ótima!!!

  9. Acho piada falarem de coincidências em um filme de super-heróis… Já nos quadrinhos é assim, o Venom vem do espaço e encontra logo o Aranha… Que coincidência hein?! Já viram que no filme é igual!? Igual aos quadrinhos!? Que coincidência… Para isso tambem se falava de haver sempre um mauzao com poderes… Que coincidência hein!? Pelo amor de deus, é um filme de super-heróis, vamos ligar a coincidências?! É suposto ser assim! Senão, todos os filmes eram uma m**** porque o que não falta lá são coincidências que servem a ação do filme…

  10. Existem filmes que quando se assisti, a gente fica torcendo pro filme não acabar. Foi assim com Spiderman 1 e 2. Spiderman 3 ficou cansativo pra caramba, do meio pro fim fiquei pedindo pro filme acabar logo. O roteiro ficou ridiculo, a quantidade de fatos convenientes a narrativa é absurda. Exemplos: 1)meteoro cair justo onde eles estão, 2)justo assassino do Tio Ben virar o Sandman daquele jeito, 3)o Brock estar na igreja bem no momento em que ele se livra do parasita, 4)ele salval justo a loirinha, 5)essa do mordomo legista é foda e por ai vai. Eu não gostei do filme, é uma pena.

  11. Fui assistir ao filme ontem com enorme expectativa, pois os dois primeiros me surpreenderam bastante, mas sai decepcionado com o resultado deste que, até agora, parece ser último episódio da franquia.
    O roteiro é frouxo, com amarrações mal feitas ou, o que é pior, sem elas. Parece que de fato os produtores não tinham um roteiro definido quando começaram as filmagens.
    As idéias em si poderiam ter sido mehor aproveitadas, como o emb ate interior vivido pelo herói, mas tudo foi joagado no lixo com o excesso de vilões.
    As partes mais verdadeiras foram quando o lado humano dos personagens era colocado na tela, seja por suas frustrações, seja pelos seus demônios pessoais que, diga-se, também fizeram o diferencial dos outros filmes.
    Do mais, foi lamentável o comercial made USA feito em algumas cenas que, sabe-se, não é novidade em se tratando de heróis, mas, por favor, que seja feita na medida certa.

  12. Tipo, ter que aturar uma versão “Emo” e cheia de “pitis” de Peter Parker foi demais para qualquer ser que conhece, respeita e admira HQ, seja ele Nerd ou não. Péssimo, horrível, tenebroso, etc.

  13. Concordo com o Moriakum. Só faltava alguem querer seriedade num filme onde um cara é picado por uma aranha e ao inves de ter convulsoes e morrer por causa do veneno, vira um super herói…

  14. achei o filme otimo,os efeitos são muito bom.
    a unica coisa que eles pisaram na bola é que eles esqueceram do sentido aranha no hoeme aranha,pq ele é sempre pego de surpresa achei lamentavel ter faltado esse detalhe.
    quanto a esse estupido critico que não sabe o que esta falando.meu se enxerga vc não sabe fazer criticas,vc não conheçe a estoria do homem aranha? vc não percebeu qua a historia esta no resumo do resumo,se o filme fosse contar toda historia do simbiose,do venon e companhia teria-mos 5 hrs de filme.entenda primeiro do assunto pra depois criticar.quanto ao cara que disse que colocaram humor no filme,pra quem não sabe nos quadrinhos o homem aranha tem um humor com piadas e sarcasticas.

  15. Fábio, será que a falta do sentido aranha não seja devido ao Venom??? Eu lembro que nos quadrinhos o sentido não funcionava com o Venom. Como ainda não vi o filme só posso supor. Quem viu o filme procede???

  16. amigos isso que vcs estão falando de muitas concidencias,é pq a estoria do homem aranha e longa então era inevitavél fazer essas conincidencias.e na estoria em quadrinhos o homem de areia é o assasino do tio ben.para vcs que não conheçem o homem aranha vcs vão achar absursos mesmo.
    por exemplo o homem aranha não solta teias do seu pulso.na veradade como ele e cientista ele inventou essas teias e coloca uma maquininha que laça teias do seu braço.
    mas no filme as teias saem do pulso.mas vcs viram que se ele fosse contar como ele fez o cartucho a maquinha e a teia ia ficar uma estoria longa e chata demais.

  17. Homem Aranha 3, “O Filme” mais esperado do ano, ehehe quem dera suprice todas as expectativas, infelizmente o filme teve alguns defeitos, foi um bom filme eu gostei, mas saí com a sensação de que faltava alguma coisa, infelizmente não sei se isso ocorre por ter que fazer um filme para todas as idades, mas como foi dito na critica, o roteiro não foi bem elaborado, por isso se tem a sensação do filme ter ficado incompleto e como foi dito porque tudo tem que ter um início e um fim, na minha opinião o filme poderia ter sido melhor, quem sabe o venom poderia aparece no próximo filme, ele poderia ter aparecido no final do filme, e não se tornar um vilão, e o desenrolar da história não faz você ficar sem tirar os olhos da tela, pois ver todas aquelas cenas dele como um Emozinho besta, hehe sem contar tambem aquela hora que ele tem que aparecer em frente a bandeira americana, ficou meio desnecessário, mesmo eu sabendo que seu próprio uniforme diz tudo. Mas não pode dizer que foi um filme ruim ou o pior isso seria exagero, o filme teve sim surpresas como o Harry. E seu novo look hehe, a mensagem que deixa em relação a amizade realmente vale a pena.
    Quem sabe no homem aranha 4, um diretor descente não faça o filme, isso sim seria bom. e com um roteiro melhor.

  18. Bem, depois de baixar um poko a poeira da enorme decepção do filme, e tentando achar explicações pra o filme ser tão fraco em diversos aspectos, pensei em algo que já aconteceu anteriormente e TOMARA Q ELES O FAÇÂO no Homem Aranha, prq sem duvidas eles CAGARAM a franquia, mesmo que eles continuem , ( e eles vão continuar pelas $$$ ), não vai ser a mesma coisa.

    Então daqui ha alguns anos quando eles verem que o publico num se intereça mais por esses filmes ridículos puramente caça-níquel, vão pensar num roteiro descente, escrito por alguém que é fãn do herói, não um marqueteiro, um diretor que GOSTE DOS VILÔES …. então ai será o caso do Super-man o retorno, simplesmente IGNORAM O TERCEIRO EM DIANTE, e começarão da onde estavão … ai sim terão a chance de fazer um filme descente … Não estou dizendo que o Superman o retorno foi salvador … mas pelo menos deu um gazinho a mais na franquia …. tem também o quebra banca Batman begins … talvez a Marvel/Fox perceba o a DC/Warner ja percebeu…

    Ai quem sabe nos fans do Venom e da saga do Homem Aranha negro, teremos o resultando tão desejado, pois desde que eles falar, “olha vamos fazer o Homem Aranha!” eu ja estava dizendo … “Nossa quando eles vão por o VENOM”.

    Acho que não sou o único pois na fila do cinema vi mais pessoas com camiseta do venom do que do homem aranha.

  19. concordo plenamente com o crítico, apesar de nao concoradar com a nota que deveira ser 0.
    o filme é mesmo horrível chega a dar sono!
    ridículo elevado ao cubo, tosco e fraco!
    Se escalarem Sam Raime para o próximo filme, eu suicido!
    acho que deva sim ter o quarto filme, mas so para salvar o terceiro(tarefa quase impossivel!
    sao 258 milhoes de dolares jogados no lixo!

  20. Cara, tua crítica tá realmente boa, e concordo nos aspectos citados.
    Pra quem se acostumou com os quadrinhos do aranha, com a história sem furos e tudo o mais; ou pra quem pelo menos viu os dois primeiros filmes, esse filme não foi NADA legal.
    A primeira cena é cheia de efeitos magníficos, e eu cheguei a pensar que valia a pena ter sofrido tanto pra entrar na estréia.. Mas depois de algum tempo, o filme vai ficando excessivamente piegas, cheio de efeitos caros e chatos que não alteram em porra nenhuma do que deveria ser um pouquinho mais valorizado: o roteiro. (cheguei a dormir na parte que o parker vira um gótico doido, que se acha ubber sexy) e fica fazendo aquelas coisinhas toscas.
    ARGH, NÉ

  21. aí galera q esta criticando, vcs precisam ter maiores conhecimentos d quadrinhos para falarem d um personagem q vem do msm…coicidencias é a alma dos herois e viloes…O Edgar q soltou varios comentarios sem saber do q esta falando vacilou…ele escreveu assim: “1)meteoro cair justo onde eles estão, 2)justo assassino do Tio Ben virar o Sandman daquele jeito, 3)o Brock estar na igreja bem no momento em que ele se livra do parasita, 4)ele salval justo a loirinha, 5)essa do mordomo legista é foda e por ai vai. Eu não gostei do filme, é uma pena.”

    Vou te explicar td entao Edgar e para outros ai q sabem do q falam…1-a simbionte(venon) vem do espaço so q inves d um meteoro vem junto com o filho do J.J.Jamesson q foi ao espaço no segundo filme…alteraram ista parte pq fica muito grande mostrar e explicar isso no filme…2-o sandman é criado numa ilha onde estavam fazendo experiencias com radiaçoes e seu personagem estava fugindo da prisao e vai parar nesta ilha e la se torna o sandman (o uniforme dele é o uniforme da prisao, mas vai mostrar isso td no filme, mais 5 hs…3-o Brock se torna o venon EXATAMENTE deste jeito, mas EXATAMENTE MSM, tai mais uma coincidencia q veio dos quadrinhos, q tem q existir neh…4-TODOS os herois sempre estao salvando uma ou duas mulheres TODA hora neh, da-se o exemplo o super-homem com a Lois Lane, da-lhe coincidencia de quadrinhos…5-a do mordomo concordo com vc, plenamente…

    O unico erro q eu realmente axei foi o filme nao ter sido so do homem-aranha contra o venon, q tinha q ser melhor explorado…no mais, o filme é nota 9.5 ou 4 ovos…

  22. concordo com fred,as pessoas antes de criticar deviam saber o que estão criticando.claro que eu tb esperava mais do filme,mas minha nota e 9.5

  23. As críticas são válidas, porém severas. Não há precedentes sobre um filme com tamanho capacidade no tocante à efeitos especiais.Talvez a audácia da cúpula que produziu o filme, infrigiu barreiras importantes, como citou o sábio crítico, tiveram muitas “explicações” (vide o fato de coincidências demasiadas. Porém, devo enaltecer que para que uma opinião fidedígna seja instituída, necessitamos de um “alicerce” comparativo, no caso são os quadrinhos. Não há como negar que boa parte do podemos chamar de “essencial” foi passado para o filme, principalmente no tocante a movimentos e personalidade.Pergunto ao crítico, o que seria do filme sem os atos inexplicáveis de heroísmo, bem como as coincidências (que usurpam a mentalidade de quem não é “aberto” a quadrinhos) ? Gostaria ainda, de condenar o beijo em Gwen Stacy, isso foi extremamente “ruim” às vistas do público feminino, vide a reação de minha companheira ai ver o filme. Fico por aqui.

    Abraços aos fãs.

  24. quero mandar um recado para piter paque sera Que no futuro esistirão home ranha home preda home ranha escuro ou da chama preta Quero diser que quero ser
    inquau á vocé nó fiume mais eu sei Que iso não eciste
    mais se fose posiveu ia ate o fundo diso ate o finau quero deus te quarde e abesoe seu fiume mesmo que vocé não fale mi ha lingua ou fala eu não sei mais quero ser vocé falo home ranha

  25. acho que o filme tem seus erros , sim .embora ame o herói , o filme trouxe uma história muito diferente das revistas em quadrinhos . Gwen stacy morreu quando peter tinha 16 anos . O simbionte veio em uma nave espacial , e não caiu .O homem areia não foi parceiro de crimes do homem que matou Tio Ben . Quem le HQ não pode negar essas mancadas . Mas mesmo assim , o filme é bom , em vários aspectos .visitem meu blog : olhoborboleta.blogspot.com e assistam ao video que fiz sobre o filme spiderman 4 , no youtube . O nome é : homem aranha 4 – trailler em portugues .
    Abraços

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.