Mais quatro volumes com histórias clássicas de Carl Barks

0
688 views

A linha de revistas de R$ 1 da Disney foi cancelada pela Abril neste ano. A lógica indicaria que o título mais caro da editora seguisse o mesmo caminho. Não foi o caso. Estão garantidos mais quatro volumes de O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks, série que reedita histórias clássicas dos personagens de Patópolis.

O número 25 da coleção começou a ser vendido neste finzinho de semana (R$ 16,95). Traz material da revista Walt Disney´s Comics and Stories, publicado entre 1948 e 1949. As histórias já tinham saído no Brasil na primeira metade dos anos 50 em Pato Donald.

Donald é o principal protagonista deste volume. Ao lado dos sobrinhos, é colocado em diferentes aventuras e confusões. Tão interessante quanto (re)ler as histórias é acompanhar as curiosidades trazidas na obra.

Uma delas: Barks ainda não tinha definido o visual final do Tio Patinhas. O pato pão-duro é mostrado com enormes suíças de pena. Mais uma: parte das capas originais de Walt Disney´s Comics and Stories, reproduzidas no álbum, foi feita por Walt Kelly, criador de Pogo (série de tiras com animais que influenciou, entre outros, Jeff Smith, de Bone).

Outra curiosidade, de bastidor, é relatada na apresentação do álbum. Barks fez as histórias num momento complicado, em que enfrentava o alcoolismo da esposa. Ela teria até rasgado alguns quadrinhos do marido. O problema se arrastou por alguns anos e terminou em divórcio. Mas nada disso comprometeu o trabalho do escritor/desenhista.

Criar as histórias em quadrinhos em meio a um tumulto pessoal só reforça o profissionalismo de Carl Barks. O desenhista foi uma espécie de escritor-fantasma. Disney levava a fama, Barks criava a alma dos personagens. Foi descoberto ainda em vida (morreu em 2000) e teve o merecido reconhecimento.

A Abril programou mais três volumes de O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks. Vai sair um por mês.

Fonte: Blog dos Quadrinhos